Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Luis Cláudio da Silva Chaves participou do encerramento da Semana do Advogado em Montes Claros

    há 16 anos

    O ciclo de palestras da Semana do Advogado, em Montes Claros, foi encerrado na última sexta-feira, com a presença do presidente em exercício da OAB, Luis Cláudio da Silva Chaves, abordando o tema “Atuação no processo civil: ajuizamento da ação, a defesa do réu, incidentes processuais e recursos.

    Segundo Luis Cláudio, o advogado não pode ser tratado como uma figura estranha ao meio do poder judiciário, devendo participar das decisões administrativas. Como principal instrumento de defesa do cidadão em juízo, cabe a ele fazer um exame preliminar das provas, se tornando o primeiro juiz da causa. Principalmente, do ponto de vista ético, deve manter os cuidados ao firmar contrato com o cliente.

    Para ele, “o advogado deve ser autor, para assegurar o direito ao acesso à justiça e deve ser réu, para assegurar a sua defesa em juízo, seu direito ao contraditório e a ampla defesa”. Nesse contexto, Luis Cláudio destacou quais as atenções que o profissional terá no exercício do direito de ação para peticionar bem e quais as táticas que o advogado deve usar para fazer uma boa defesa.

    "A OAB, além de cuidar das prerrogativas profissionais, ajuda no estímulo ao debate entre advogados experientes e iniciantes sobre temas relevantes para o crescimento profissional de todos”, destaca. Dalton Rocha, presidente da 11ª Subseção da OAB de Montes Claros, comemora o sucesso do evento, que reuniu mais de 600 pessoas. “Esse é o maior evento da comunidade jurídica norte-mineira, na qual administradores do Direito puderam conhecer um pouco mais sobre temas de interesse comum com a sociedade, como legislação eleitoral, teste de DNA, mercado financeiro, atuação do advogado, entre outros”.

    A Semana do Advogado 2008 foi uma realização da Escola da Advocacia de Minas Gerais, tendo como apoio os cursos de Direito da Unimontes, Faculdades Pitágoras e da Funorte."É somando forças que o Norte de Minas vai mostrar sua força no contexto mineiro e nacional em se tratando dos profissionais de Direito”, conclui Dalton.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da 11ª Subseção OAB/MG

    • Publicações4752
    • Seguidores148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/luis-claudio-da-silva-chaves-participou-do-encerramento-da-semana-do-advogado-em-montes-claros/99379

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)