Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Congresso: Planejamento Familiar

    há 13 anos

    O segundo painel do dia teve como tema Planejamento do Orçamento Familiar apresentado pelo coordenador do PROCON da ALMG, Marcelo Barbosa. A palestra foi iniciada com um dado importante: de cada 10 pessoas que buscam assistência no PROCON, nove estão devendo. Essa é a realidade da população brasileira, diz Marcelo.

    Esse cenário, segundo Marcelo é devido ao aumento do poder aquisitivo e do poder de compra, além do crédito facilitado e os serviços novos, sempre a disposição. Soma-se a isso o consumo desnecessário, a incapacidade econômica e a falta de planejamento familiar, conta.

    Para evitar que os presentes também possam se endividar, o palestrante afirmou: cuide bem do seu orçamento. Como dica, Marcelo sugere que antes de receber o pagamento seja feita todas as contas de gastos da família e depois compare com o contracheque.

    Identificado o problema do endividamento o consumidor pode enxugar ou eliminar. Preferencialmente enxugue. Seja disciplinado, tenha força e concentração, liste os seus problemas e comece a agir. Reduza os gastos e negocie as dívidas, sugere Marcelo.

    Para reduzir os gastos, o coordenador do Procon apresentou algumas dicas: não permita pequenos vazamentos; evite banhos demorados; não molhe jardins demoradamente; mangueira não é vassoura; utilize lâmpadas de baixo custo; não vá ao supermercado com fome; não vá ao supermercado com criança; faça lista antes de sair; compare peso, preço e volume; fique atento a maquina registradora e não faça compras no dia do pagamento.

    Um outro cuidado apresentado pelo palestrante é o cuidado com os filhos. Os pais querem agradar sempre e podem estragar os filhos. De presente somente em datas especiais e ensine seu filho o valor do planejamento, ensina Marcelo.

    Para finalizar, o coordenador apresentou algumas perguntas que devem ser feitas antes da compra: tenho dinheiro para pagar? NAO! Então desista da compra.

    SIM! Pergunte: Preciso? NAO! Então desista.

    SIM! Tem que ser agora? Não então desista da compra

    SIM...compre!

    Eu gasto o necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais. Eu gasto o necessário, somente o necessário, por isso é que essa vida eu vivo em paz, encerrou Marcelo Barbosa.

    • Publicações4752
    • Seguidores148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/congresso-planejamento-familiar/2891887

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)