Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário discute a diversidade e os direitos das pessoas com deficiência

    há 13 anos

    Como parte da 5ª Semana dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença, está sendo realizado, no auditório da OAB/MG, nesta quinta-feira (09/12), o Seminário Diversidade e Direitos Humanos: Os significados da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento é uma promoção da Comissão da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Seccional mineira, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) e do Ministério Público e tem como principal objetivo proporcionar uma discussão sobre o papel jurídico e político das convenções internacionais de direitos humanos. Ao fazer a abertura oficial do evento, em nome do presidente da OAB mineira, Luís Cláudio Chaves, a presidente da Comissão, Ana Lúcia de Oliveira, falou sobre a importância de se discutir a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada em 2008 pelo governo brasileiro.

    A secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Ana Lúcia Almeida Gazzola, declarou, em sua fala, que a violação de um direito impacta todos os direitos humanos. Cada vez que um ser humano é degradado, aviltado, viola-se a dignidade da humanidade, de todos e cada um de nós. Somos diferentes, mas temos que ser iguais nos direitos. E cabe a cada um de nós defender os direitos para todas as pessoas, ponderou.

    A coordenadora estadual do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick, destacou o papel fundamental do Ministério Público Nacional para a defesa dos direitos deste segmento. Ela falou também sobre a importância da Convenção no que se refere ao enfoque dado aos direitos das pessoas com deficiência, que não é entendido ou visto como direito ligado à saúde ou ligados à aspectos assistenciais, mas está inserido na categoria de direitos humanos, em que há a prevalência da autonomia e da liberdade dirigida à essas pessoas.

    Pela manhã, os trabalhos foram coordenados pelo coordenador Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência da Secretaria, Flávio Couto e Silva de Oliveira. Dentre os temas abordados, destaque para a palestra "Diversidade e modernidade: o estranhamento do outro", ministrada pelo doutor em Direito Constitucional, José Luiz Quadros de Magalhães. Será tratado no Seminário, na parte da tarde, o seguinte tema: A implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que será dividido em três paineis: perspectivas jurídicas, perspectivas políticas e perspectivas do controle social.

    • Publicações4752
    • Seguidores148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-discute-a-diversidade-e-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia/2501340

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)