Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão OAB Jovem da seccional participa de Encontro Nacional dos Jovens Advogados em São Luís

    há 11 anos

    A Comissão OAB Jovem da OAB/MG, presidida por Fabrício Almeida, participou nos dias 17 e 18 de outubro do XI Encontro Nacional dos Jovens Advogados. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Hotel Pestana, em São Luís.

    Centenas de advogados em início de carreira de todo o Brasil participam da abertura do evento que contou com a palestra do presidente da OAB/MA, Mário Macieira, seguida da exposição da professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro sobre O Papel das Carreiras Jurídicas no Controle da Administração Pública. Cerca de 800 pessoas entre profissionais e acadêmicos de Direitos se inscreveram no encontro.

    O evento levou a São Luís o presidente da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, Ruy João Ribeiro Júnior e os membros da referida comissão Pedro Zanette Alfonsin e Margarete Marillac de Souza, os presidente das Comissões de Jovens Advogados da Seccional da Seccional de Minas Gerais Fabrício Souza Cruz Almeida; da Seccional do Acre, Thiago Vinicius Gwozdz Poersch; da Seccional de Pernambuco, Gener de Souza Serralva Rodrigues; da Seccional de Goiás, Enil Henrique de Souza Neto; da Seccional da Paraíba, Expedito Leite da Silva Filho; da Seccional de Minas Gerais Fabrício Souza Cruz Almeida; da Seccional do Paraná, Maurício Barroso Guedes; da Seccional de Rondônia Fabiane Martini; da Seccional de Sergipe Cristiano Pinheiro Barreto e da Santa Catarina Gustavo Szpoganicz Guedes.

    Durante a palestra de abertura, Mário Macieira destacou a importância do evento para a advocacia maranhense, notadamente para os profissionais em início de carreira, que formam 43,88% dos advogados inscritos na Seccional Maranhense. Para a OAB é muito importante discutir as questões, as angústias que vêm com o começo da profissão disse. Mário reconheceu que todo começo é difícil, pois o profissional tem o desafio de manter-se fiel aos seus desejos e vocações aliados à subsistência.

    Na sequência de sua palestra, Mário Macieira defendeu a necessidade de uma maior participação política dos jovens profissionais em suas Seccionais. Disse que uma das formas de ampliar a atuação desses advogados é garantir a redução para três anos de inscrição na Ordem como condição para concorrer a um cargo eletivo nas Seccionais. Atualmente, são exigidos cinco anos de inscrição para que o profissional participe do processo eletivo da OAB. Mário concluiu sua palestra afirmando que as questões dos jovens advogados são também questões dos advogados de uma maneira geral, de toda a classe e de toda a OAB.

    A noite do primeiro dia do Encontro foi encerrada com a palestra da professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro, que discorreu sobre O Papel das Carreiras Jurídicas no Controle da Administração Pública. Maria Sylvia falou do desafio que é exercer a advocacia pública, considerando que muitos dos profissionais dessas áreas não têm independência funciona e estabilidade. Em muitos casos a advocacia pública é vista como algo que atrapalha, lamentou a professora. Na opinião da especialista, é fundamental que a estabilidade na área da advocacia pública para que o advogado não se sujeite à ordem da autoridade e exerça, dessa forma, o controle da legalidade.

    Compuseram a mesa de aberta do XI Encontro além do presidente da OAB/MA, Mário Macieira, o presidente da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, Ruy João Ribeiro Júnior, representando o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante Júnior, o desembargador José Barros de Sousa, representando o Tribunal de Justiça, a vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande Carvalho Costa, o diretor tesoureiro da OAB/MA, Valdênio Nogueira Caminha, os Conselheiros Federais, representantes da Seccional Maranhão, Raimundo Ferreira Marques, Ulisses Sousa e Guilherme Zagallo, o presidente da Comissão de Jovens Advogados da Seccional Maranhão, Carlos Brissac Neto, o diretor da Escola Superior da Advocacia do Maranhão, Carlos Eduardo Lula, o presidente da CAA/MA, Gerson Nascimento, além da palestrante Maria Sylvia Di Pietro.

    OAB Jovem Minas

    Durante o evento os participantes escolherem o próximo destino da realização XII Encontro Nacional dos Jovens Advogados, que será promovido no segundo semestre do ano que vem, sendo que por unanimidade a cidade escolhida foi Belo Horizonte.

    • Publicações4752
    • Seguidores148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-oab-jovem-da-seccional-participa-de-encontro-nacional-dos-jovens-advogados-em-sao-luis/100142846

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)