Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB lamenta falecimento de Calheiros Bomfim

    há 8 anos

    É com profundo pesar que a OAB comunica o falecimento do advogado, ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Benedito Calheiros Bomfim, ocorrido neste sábado (7).

    Formado em direito pela Faculdade Nacional de Direito, em 1938, Calheiros Bomfim foi professor de Direito Comercial Internacional, presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas, vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas e conselheiro seccional e federal pela OAB-RJ.

    "Em seus 99 anos de vida, Calheiros Bomfim deu inestimável contribuição à advocacia e a sociedade. Foi um homem dedicado à classe, cuja atuação será para sempre lembrada", afirmou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

    Admirado por profissionais de todo o Brasil, o alagoano de nascimento fincou raízes na cidade do Rio de Janeiro, local onde estudou e centrou sua atuação profissional.

    Benedito Calheiros Bomfim está na pequena lista daqueles que foram laureados com a Medalha Teixeira de Freitas, uma das maiores honrarias do mundo jurídico, que teve Clóvis Bevilacqua, em 1929, como primeiro jurista brasileiro a receber essa comenda.

    Escritor, articulista e grande estudioso do Direito, Calheiros Bomfim foi um homem muito presente aos debates sobre a nação. Advogado trabalhista que era, deixou frases marcantes sobre a realidade brasileira, que seguem atuais:

    "É fácil constatar que o Estado brasileiro reconhece aos trabalhadores direitos e garantias à altura dos países do Primeiro Mundo. Sucede, porém, que, na prática, não lhes assegura meios e condições de torná-los efetivos, materializá-los, mesmo quando há muitos daqueles que, por sua natureza, são considerados imperativos, indisponíveis. Convivemos, assim, com duas Constituições: uma formal e outra real."

    Com Conselho Federal OAB

    • Publicações4752
    • Seguidores148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-lamenta-falecimento-de-calheiros-bomfim/340878719

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)