Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Carta de apoio aos advogados públicos

    há 9 anos

    A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº. 443, atualmente em tramitação no Congresso Nacional, estabelece parâmetros remuneratórios para os advogados públicos, implementando uma paridade entre as carreiras jurídicas integrantes das Funções Essenciais à Justiça.

    Com efeito, a Constituição define, nos arts. 131 e 132, a presença da Advocacia Pública como uma das Funções Essenciais à Justiça, ao lado do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia (em sentido geral).

    Os mesmos arts. 131 e 132 da Carta Magna tratam expressamente das carreiras jurídicas integrantes da Advocacia-Geral da União e das Procuradorias dos Estados e do Distrito Federal.

    Cumpre destacar que o status ou dignidade constitucional das carreiras jurídicas da Advocacia Pública, como Função Essencial à Justiça, ao lado das outras funções antes aludidas, reclama uma paridade de armas (prerrogativas e garantias) e remunerações que equilibrem os vários interesses representados por cada um dos segmentos assim qualificados pelo constituinte.

    Assim, o status constitucional e essencial das carreiras jurídicas que dão vida ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Advocacia Pública, reclama um tratamento jurídico simétrico quanto às garantias, prerrogativas e remunerações.

    Nesse sentido, a paridade prevista na PEC nº. 443, caracteriza-se como uma explicitação no plano remuneratório, realizada pelo constituinte derivado, de uma decisão já incorporada ao texto constitucional pelo constituinte originário.

    Ressalte-se que a proposição, caso aprovada, não produz nenhum efeito financeiro no curso deste ano de 2015 e mesmo em 2016. A observância dos níveis remuneratórios previstos na PEC nº. 443 somente ocorrerá em 2017. Assim, trata-se de uma proposta responsável e sensível às dificuldades econômico-financeiras vivenciadas no momento. POR TODO O EXPOSTO, a OAB/MG considera que a aprovação da PEC nº. 443 representa um importantíssimo avanço no desenho institucional do Estado brasileiro.

    Belo Horizonte, 27 de agosto de 2015

    Luís Cláudio da Silva Chaves

    Presidente da OAB/MG

    • Publicações4752
    • Seguidores148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carta-de-apoio-aos-advogados-publicos/224831702

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)