Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz de Haia vê ideal da justiça universal

    há 11 anos

    O jurista mineiro e membro da Côrte Internacional de Justiça de Haia (CIJ), principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Augusto Cançado Trindade, afirmou, ontem (9/8), em palestra realizada na seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), dentro das comemorações da Semana do Advogado, que o princípio da jurisdição está inspirado no ideal da justiça universal, sem limites no tempo e nem no espaço. O jurista fez a afirmação após lembrar que a Côrte construiu uma série de jurisprudências, ao longo das últimas décadas, para salvaguardar os direitos humanos.

    Antônio Augusto lembrou que, nos últimos anos, a Côrte vem enfrentando uma série de questões que serviram para aprimorar o trabalho no sentido de assegurar os interesses de estados individuais. "Nesta segunda década do século 21, em última análise, o princípio da jurisdição transcende a dimensão interestadual, pois busca salvaguardar não os interesses de estados individuais, mas, sim, os valores fundamentais compartilhados pela comunidade internacional como um todo", afirmou.

    O membro da Côrte de Haia destacou que os primeiros casos surgidos no tribunal internacional tratavam do desaparecimento de pessoas. Segundo ele, o tribunal, então, atuou no sentido de estabelecer deveres de prevenção desses crimes, processo de investigação dos fatos e aplicações sanções aos responsáveis. "Esse dever tríplice se tornou um legado, é seguido pelas Nações Unidas e por outros tribunais internacionais. E a segunda geração de casos tem a ver com as garantias do devido processo legal. Com isso, o direito do juiz natural foi preservado e ampliamos o repúdio aos chamados tribunais de exceção. Essa jurisprudência marcou época", disse.

    O jurista lançou o livro "O Exercício da Função Judicial Internacional: Memórias da Corte Internacional de Direitos Humanos" , sobre seu período na Côrte Interamericana de Direitos Humanos. "Presidi a Côrte por meia década e fico feliz por ter resgatado esse período tão rico marcado pela construção da jurisprudência", comemorou.

    Segundo o presidente da seção mineira da OAB, Luís Cláudio Chaves, o evento com a presença do juiz mostra que a entidade cumpre uma das suas principais missões, a de trabalhar pelos direitos humanos. "A OAB combateu os regimes de exceção, lutou contra a corrupção e cobra, agora, a implantação do projeto 'eleições limpas' no país", destacou.

    • Publicações4752
    • Seguidores148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-de-haia-ve-ideal-da-justica-universal/100644130

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)